Clínica Sporth

Home

Instabilidade Glenoumeral

O ombro é uma articulação com grande amplitude de movimentos, o que determina ser uma  das mais instáveis e freqüentemente luxadas do corpo, correspondendo a cerca de 50% de todas as luxações. Ocorre instabilidade do ombro quando temos o escorregamento da cabeça umeral para fora da cavidade glenoidal. Pode ocorrer a luxação que é a perda total de congruência entre as superfícies articulares do úmero e da glenóide normalmente não voltando ao lugar de forma espontânea, ou a subluxação, definida como a perda de contato parcial entre as superfícies freqüentemente reduzida de forma espontânea.

A instabilidade do ombro ocorre em cerca de 2% da população, sendo os homens jovens, que praticam esportes os mais acometidos. Pode ocorrer história familiar de luxações e a taxa de reincidência da luxação é alta, particularmente em pacientes muito jovens.

luxação do ombro

As instabilidades podem sem ser divididas quanto à direção (anterior, posterior, inferior e multidirecional), freqüência (aguda, recorrente e crônica) e etiologia (traumática, atraumática, microtrauma).

A maioria dos pacientes apresentam instabilidade anterior do ombro e podem ser divididos em 2 grupos:

AMBRI (atraumatic, multidirecional, bilateral, rehabilitation, inferior capsular shift) e TUBS (traumatic, unidirecional, Bankart lesion, surgery).

O diagnóstico é feito pela história de luxações, o exame físico e exames de imagem (radiografias e artrorressonância magnética)

O tratamento é realizado conforme o tipo de instabilidade. Nos pacientes cuja etiologia é atraumática, iniciamos o tratamento com fortalecimento  e treino de propriocepção. Na falha desse tratamento realizamos o procedimento cirúrgico com um “encurtamento” da cápsula articular e aproximação dos tendões. Quando a etiologia é traumática, ocorre o descolamento do labrum da glenóide´(lesão de Bankart), e o tratamento é a reinserção desse labrum junto a glenóide, através de âncoras bioabsorvíveis. As cirurgias são realizadas, sempre que possível, pela técnica artroscópica, que é menos dolorosa e permite uma reabilitação mais rápida.

 

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8:00 as 19:00
(11) 3578-9173
(11) 3864-7956

Pesquisar