Clínica Sporth

Home Especialidades Cirurgia do Joelho Novos Conceitos na Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior(LCA)

Novos Conceitos na Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior(LCA)

A reconstrução ligamentar do cruzado anterior evoluiu muito com o passar dos anos. Mudou de técnicas extra articulares para reconstruçoes intra articulares.

Com o advento da artroscopia as reconstruçoes passaram a ser realizadas por métodos menos invasivos.  Diminuiu a morbidade cirúrgica, acelerou o processo de recuperação e efetivamente melhorou o resultado final pós cirurgia.

Com a evolução dos materiais e técnicas cirúrgicas a fixação do enxerto em seus túneis (fêmur e tibia) se tornou mais segura evitando o afrouxamento do ligamento reconstruido.

Varios conceitos técnicos foram estabelecidos e divulgados durante os últimos anos como fundamentais para o melhor resultado, entre eles o posicionamento isometrico do enxerto. A isometria manteria a mesma tensão do ligamento nos varios graus de flexão e extensão do joelho.

Mais recentemente voltamos a discutir sobre a verdadeira anatomia do ligamento cruzado anterior e como reproduzi-la. Estudos demostraram que joelhos tratados com cirurgia continuaram a evoluir radiograficamente com degeneração articular (artrose). O motivo seria uma instabilidade rotacional residual nas reconstruções com túneis femorais únicos e verticais.

A partir deste momento dois novos conceitos foram introduzidos: reconstruçao ligamentar com dupla banda ou reconstrução anatomica do LCA com tuneis femorais mais horizontalizados. Utilizar o portal antero medial é uma alternativa para este posicionamento mais horizontal.