Clínica Sporth

Postura

Ter postura ou trabalhar a postura envolve uma consciência corporal e entender que os cuidados com a coluna começam ao acordar, continuam durante todo o dia e não terminam na hora de dormir, isto é são contínuos. Orientamos alguns cuidados nas seguintes situações:

DORMIR- consideramos a posição de lado com os joelhos fletidos (com ou sem travesseiro no meio das pernas) a melhor posição para dormir. Nesta posição a coluna desde a região cervical até a região lombar deve seguir uma linha reta. Cuidado com travesseiros altos ou muito baixos. O colchão deve ser macio permitindo uma leve acomodação da pessoa sem provocar desvios da coluna. Não é necessário ser ortopédico. Uma posição alternativa seria a posição de costas onde se deve colocar um travesseiro sob os joelhos retificando a coluna lombar e deixando-a apoiada no colchão.

PEGAR PESO- o grande esforço ao pegar peso deve-se concentrar nos membros inferiores, ou seja, devemos usar a força muscular da coxa (m. quadríceps) para impulsionar o corpo e o peso. Pesos acima de 20 kilos devem ser divididos ou pegos em duas pessoas. Nunca carregue um peso afastado do corpo. Certifique-se que de uma boa pegada para que o objeto a ser carregado não fique escorregando o que dificulta o carregamento.

UTILIZANDO O COMPUTADOR- coloque o monitor a mais ou menos 70 centímetros de seu rosto com uma inclinação de 15º com os seus olhos. É importante que a cadeira tenha apoio para os braços e para as costas, além de permitir uma discreta movimentação com o dorso. O apoio para os punhos também é importante, pois pode diminuir a sobrecarga dos tendões responsáveis pela a digitação.

Na busca de uma boa postura uma das técnicas utilizadas é o RPG (Reeducação Postural Global) que objetiva educar aos pacientes quanto aos posicionamentos em que a coluna sofre uma menor sobrecarga ao mesmo tempo em que se utiliza uma quantidade pequena de esforço muscular.